quarta-feira, 06 de maio, 2015

CLICK SURREALISTA

Estilo

Fiquei completamente fascinada quando vi a belíssima montagem que esta jovem fotógrafa francesa Cerise Doucède faz em seus ensaios fotográficos.
Suas obras com produção bem elaboradas e repletas de detalhes produzem cenários que dão vida ás pequenas distrações que permeiam o dia a dia de seus personagens. O resultado são imagens claramente influenciadas pela estética surrealista.

cerise-doucede

O processo de montagem das instalações de cada cena envolve primeiramente a suspensão de todos os objetos por cabo de nylon em um trabalho intenso que pode durar até três dias de produção, e em apenas uma hora após os cliques necessários tudo é desmontado e volta ao normal novamente. Olhando para estas fotos fica difícil de acreditar, não?

6.jpg.CROP.original-original

A ideia de um de seus ensaios mais famosos, a série “Égarements” que traduzido para o português quer dizer “Distrações” foram produzidas entre 2010 e 2012 quando Cerise Doucède ainda estava na faculdade de design gráfico, sua vontade era de reproduzir aqueles momentos em que algo faz com que se perca nos próprios pensamentos. Foi uma das obras vencedoras do Prêmio HSBC de Fotografia de 2013.

egarements-by-cerise-doucede-9

A montagem desta foto é a favorita da fotógrafa por lembrar sua infância, em que comenta “ainda sinto o aroma das tortas de maçã na cozinha”.

PorCeriseDoucede (10)

RM-PERE

A maneira com que Cerise encontrou para traduzir suas ideias foi de criar cenários ganhando vida com objetos ao redor dos personagens.
Por trás de cada trabalho está uma produção minuciosa em que o resultado é uma imagem repleta de detalhes transformada por sua visão artística.

artigo-img-cerise-03

RM-FAMILLY

Além de todo trabalho nas montagens de sua produção, ela adora a relação que pode existir das pessoas com os objetos.

egarements08

“Todas as fotos deste ensaio demonstram aplicação, precisão e humor, além de muita técnica e um repertório que incrementam cada criação”, diz a consultora artística Emmanuelle de l’Ecotais.

Fotografia | Cerise Doucède |

por Renata Silveri
Deixe seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.